quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Erros do governo comprometem professores nas salas de aula

Confira abaixo a noticia postada no site da APP Sindicato que mostra a indignação dos nossos professores que já dão aula há algum tempo dão aula e agora estão correndo o risco de ficarem desempregado por erros do governo do estado.
A APP-Sindicato ganhou nesta quarta-feira (02) a liminar do Mandado de Segurança nº 753501-3, referente à classificação do Processo Seletivo Simplificado (PSS) no ano letivo de 2011. O Desembargador Abraham Lincoln Calixto, relator do mandado, acolheu os argumentos apresentados pelo sindicato. Ele determinou que fosse concedido um prazo para os candidatos regularizarem as inscrições.

No último dia 27, o Departamento Jurídico da APP ingressou com um mandado de segurança contra a Secretaria do Estado da Educação (Seed) para garantir que a classificação do PSS 2011 fosse revista. O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ-PR) acatou o pedido determinando a suspensão imediata do sistema de inscrição - Edital n.º 117/2010-GS/SEED -  e da classificação do resultado do PSS-2011, divulgado através do Edital n.º 04/2011-GS/SEES e seus Anexos.

De acordo com o documento do TJ-PR, a decisão determina ainda que a Seed conceda prazo para regularização das inscrições dos candidatos. Além disso, a secretaria deverá divulgar a nova classificação, discriminando a pontuação final de cada um.

A direção da APP enfatiza que todos os professores PSS que se sentiram prejudicados com o processo terão o direito de reapresentar a documentação à Seed. Com a decisão, a secretaria da Educação deverá garantir a pontuação correta para a graduação (habilitação), tempo de serviço e especialização (aperfeiçoamento profissional).

Entenda o caso - Na semana passada, a APP fez mobilização em frente à Seed ese reuniu com representantes da pasta para rever o processo do PSS.  A mobilização ocorreu  em protesto às falhas no sistema de inscrição e de classificação do PSS. Na ocasião, diretores da APP-Sindicato e alguns professores que se sentiram prejudicados por causa do sistema ao fazer a inscrição no PSS - e que foram desclassificados -, participaram de uma reunião com representantes da secretaria da Educação para debater o assunto.

Diante da declaração de vários professores de que houve indução ao erro na inscrição para o processo, o sindicato tomou todas as providências legais cabíveis neste caso e, em nome de todos os professores prejudicados, acionou o judiciário para adequar a classificação dos candidatos. A APP ainda lutará para que o governo corrija os erros antes do início das aulas.

A presidente da APP-Sindicato, Marlei Fernandes de Carvalho, relata que ao longo dessa semana permaneceu acompanhando  a situação dos professores PSS. "A APP está atenta ao processo de entrega de documentos e de distribuição de aulas para estes professores. Tivemos inúmeras denúncias de problemas. Com essa decisão, garantimos a revisão de todo esse percurso. Antes do início das aulas queremos que tudo esteja resolvido", enfatiza.

É assim que esses grandes profissionais que ajudam na educação de muito jovens podem perder os seus lugares nas salas de aula para jovens formandos que por erros do governo podem entrar nas salas de aula sem experiência alguma.
A todos os alunos(as) e ex-alunos(as) do colégio que gostam dos professores deixem os seus recados de apoio aos professores

2 comentários:

  1. bom achei isso uma pouca vergonha desses incapacitados e eu como aluno prefiro que concerteza os antigos professores que foram prejudicados pelo governo continuem pois ele sem duvida nenhuma ja sabem como lidar com seus alunos e nao se atrapalharao com inprevisto e talvez seja por isso que ele estao ai a tanto tempo. nao é justo que por incapacidades do governo os professores e os alunos sofram

    e pode ter certeza se voçes professores forem fazer protesto pode me chamar que eu apoiarei.

    ass:Erick Fernando N.

    ResponderExcluir
  2. O governo pode abafar, a RPC pode desviar o assunto. Enfim, fogem as suas responsabilidades. O mais revoltante é constatar uma atitude de desacato à autoridade de nossos governantes em relação ao juiz. Na próxima semana, o governo vai se manifestar na RPC e com certeza, vai negar sua responsabilidade novamente. Agora fica a questão, será que os pais vão aceitar que seus filhos sejam conduzidos por jovens inexperientes? Pais, seus filhos serão prejudicados. Não sejam irresponsáveis, valorizem os professores de seus filhos. Lutem junto aos professores, se mobilizem.

    ResponderExcluir